sábado, 8 de janeiro de 2011

MORALIZAÇÃO E AMADURECIMENTO, JÁ!


Após um período turbulento marcado por descontentamento com a administração passada que até resultou em uma carta com o pedido de destituição do Secretário Geral, a Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas (ACVA) inicia uma nova etapa.

Nesse mês de dezembro de 2010, mais precisamente no dia 17, foi eleita a nova Secretaria Executiva da ACVA, que também representa no estado do Amazonas, a Associação Brasileira dos Documentaristas - ABD.

A eleição aconteceu após a entidade ser conduzida durante 43 dias por uma Comissão Interina, que concluiu seus trabalhos ao apresentar um relatório sobre a gestão anterior, que tinha como Secretário Geral, o cineasta Junior Rodrigues, e também, ao realizar a eleição dos novos gestores.

A nova Secretaria Executiva da ACVA tem pela primeira vez duas mulheres na Direção. A Produtora Cultural e Audiovisual, Michelle Moraes, agora Secretária Geral, e a cineasta, Izis Negreiros, Secretaria Administrativa. Ambas assumem, a partir de agora, o comando da Associação, existente desde 2003.

“ Passamos por momentos conturbados, de grande desgaste e decepção, mas, não podemos perder tempo se lamentando por escolhas erradas. Temos sim, que mostrar amadurecimento. Afinal, a entidade já tem sete anos. Precisamos assumir de uma vez por todas nosso compromisso com os associados e implementar ações que contribuam com o desenvolvimento do Cinema e do Audiovisual do nosso estado”, explica Michelle.

A atual administração também pretende trabalhar pela moralização da entidade. De acordo com o relatório sobre a gestão anterior foram constatadas várias irregularidades. Nele conta que o ex-Secretário Geral, Junior Rodrigues, durante os nove meses em que esteve a frente da Associação, se utilizou da mesma para realização de projetos pessoais que em nada beneficiaram os associados e nem mesmo a infra-estrutura da ACVA. A má conduta do ex-Secretário Geral chega até ao ponto de realizar movimentação bancária, mesmo após a apresentação da carta de renúncia.

Apesar do relatório ter sido concluído, a nova administração ainda continua a apurar algumas questões ainda não esclarecidas e vai buscar medidas judiciais, caso necessário. “Sabemos da utilização do nome da ACVA até nos municípios para conseguir verba para a realização de oficinas”, relata Izis Negreiros. “Estamos esperando que o ex-Secretário Geral apresente notas e recibos de eventos em que a verba já foi retirada e utilizada por ele, para que possamos prestar contas de convênios que ele realizou em nome da ACVA. Inclusive pessoas que prestaram serviço para ele tem nos procurado porque não receberam o pagamento”, complementa a Secretária Administrativa.

“Os associados nunca foram convidados ou mesmo comunicados para participar dos eventos que ele produziu. Ficávamos sabendo pelos outros ou pelo jornal. Até que após denúncias, começamos a pressioná-lo e descobrimos vários convênios firmados”, conta a publicitária e sócia fundadora, Tássia Batista.

A gota d´água da revolta foi quando membros da diretoria, do Conselho Fiscal e demais sócios descobriram a confirmação do convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, para a realização da Mostra Paralela, durante o Sétimo Amazonas Film Festival que aconteceu no mês de novembro.

“Na época foi uma indignação tão grande que muitos defendiam a não participação da ACVA no evento, pois a descoberta foi feita com duas semanas para o início do festival, o que gerou a preocupação de como iríamos fazer, pois não participamos da construção do projeto técnico. Como nós não queríamos prejudicar a Secretaria, grande incentivadora e que não sabia dessas questões internas, decidimos assumir o compromisso e conseguimos realizar a Mostra Paralela”, ressalta Michelle.

Agora, a nova diretoria está elaborando o plano de metas para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário