domingo, 11 de março de 2012

ABD Nacional elege nova diretoria para biênio 2012 |2013




A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas metragistas – ABD Nacional - realizou no dia 11 de Março, na cidade de Salvador Assembleia Geral eleitoral como parte da programação do “Encontro de Documentaristas – A eternidade do Cotidiano” realizado pela Universidade Federal da Bahia através da Pró- reitoria de Extensão. Suas 27 afiliadas estaduais debateram, defenderam e referendaram o pleito da Chapa UBUNTU para a nova diretoria nacional da entidade.

Com mais de 30 anos de atividades ABD Nacional é a única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as unidades federativas, agregando realizadores de curta metragens e documentários que buscam inovar não apenas na maneira de fazer filmes, mas também, na forma de se fazer politica cultural no país.

A Chapa UBUNTU, eleita para desenvolver os trabalhos frente à entidade no biênio 2012 | 2013 é encabeçada pelos cineastas porto-alegrense Jaime Lerner e o carioca Clementino Junior que assumem a partir de agora a Presidência e vice- presidência respectivamente.

Nessa composição, a Região Norte encontra-se representada por meio dos estados do Amazonas que ocupa a 2º Tesouraria com Sérgio Uchoa da ACVA\ABD-AM, Amapá no Conselho Fiscal através da Produtora Ana Vidigal da ABDeC\AP e Tocantins na 1º Secretaria representada por Juliane Almeida ATCV\ ABD-TO que comprovam que um dos focos principais do novo quadro executivo da entidade será em prol de uma maior regionalização de recursos e fundos para o setor audiovisual.

Composta por uma pluralidade de associados, representando as cinco regiões do Brasil, o grupo que assume o leme da Associação, trás a responsabilidade de aglutinar ABDs com maior e menor experiência, bem como estabelecer um espaço horizontal e colaborativo de discussões para implantação e gerenciamento do Projeto Curta em Todas as telas, bem como uma maior proximidade de dialogo junto ao governo e a defesa da implementação da Lei 12.485 e o novo fundo setorial derivante desta Lei.

Prova desse comprometimento ao quais os novos diretores nacionais se colocaram, é a própria escolha do nome da Chapa. UBUNTU É uma filosofia Africana que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "Sou o que sou pelo que nós somos".

No evento ocorrido na capital baiana, encontravam-se ainda realizadores de documentários da América Latina que debateram o impacto da tecnologia digital sobre esse gênero fílmico que puderem dividir suas visões com documentaristas consagrados como Geraldo Sarno, Vladimir Carvalho e o argentino Laureano Gutierrez.


Integrantes da Chapa UBUNTU - Presidente: Jaime Lerner – RS, Vice- Presidente: Clementino Jr – RJ, 1º Secretária: Juliane Almeida – TO , 2º Secretário: Henrique Oliveira – AL, 1º Tesoureiro : Kleyton Marinho – PI, 2º Tesoureiro : Sérgio Uchoa – AM, Diretor de Articulação e Integração : Guto Pasko – PR, Diretora de Comunicação e Novas Mídias :Caroline Araújo – MT, Diretor de Mercado e Negócios : Marco Aurélio Ribeiro – MG, Diretor de Pesquisa e Projeto: André Leão – DF, 1º Suplente de Diretoria: Dario Gularte – RJ, 2º Suplente de Diretoria: Yuri Kopcak – MT, 3º Suplente de Diretoria: Aletéia Selonk – RS, Conselheiro Fiscal : Ana Vidigal – AP, Conselheiro Fiscal : Iur Gomes – SC, Conselheiro Fiscal : Salete Machado – PR, Suplente de Conselho Fiscal: Baruch Blumberg – SE

Amazonas, Amapá e Tocantins representam a região norte na nova composição.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário