domingo, 10 de abril de 2011

SÉRIE DE CURTAS NACIONAIS NO CINECLUBE CANOA

Após a exibição de dois longas com uma temática mais polêmica e contestadora, A Classe Operária Vai ao Paraíso, de Elio Petri, e Quase Dois Irmãos, de Lúcia Murat, o Cineclube CANOA selecionou uma série de oito curta-metragens, do gênero animação, que variam de três a quinze minutos que é pura descontração. A escolha ainda faz parte das comemorações do Dia Nacional do Curta, ocorrido no último dia 04 de abril. Todos os filmes de animação fazem parte de uma coletânea pertencente ao acervo da Programadora Brasil, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, que fornece boa parte dos filmes a cineclubes de todo o Brasil.
Os curtas abordam variados temas, técnicas e linguagens. São histórias que vem de várias regiões do Brasil, cada uma com seu sotaque e particularidades culturais. Uma pequena mostra do potencial que o Brasil tem para esse gênero. Afinal, serão exibidas animações premiadas em inúmeros festivais e que representam a produção de vários estados como: Minas, São Paulo e Ceará.

O primeiro da série Leonel Pé-de-Vento, de São Paulo, dirigido por Jair Giocomini, é um curta de quinze minutos 2D finalizado em 35mm, conta a história de Leonel é um menino que vive isolado, lá em cima do morro, tendo como companhia apenas seu pai e sua mãe. Mas um dia, ele é descoberto pelos guris da escola, que espalham a notícia de sua existência. Tudo pode mudar então na vida de Leonel. Principalmente quando Mariana se interessa em descobrir a história do menino. Num clima meio realista, meio mágico, o filme aborda diversos temas, como a passagem da infância para a adolescência, a dor e a solidão causadas pelo preconceito e a convivência com as diferenças. A história se passa no tempo atual em um lugarejo fictício. Mas os cenários e a caracterização dos personagens foram inspirados em um lugar real, Vale Vêneto, pequeno povoado do município de São João do Polêsine, na Quarta Colônia Italiana, centro do Rio Grande do Sul.

Lumén produzido todo em stopmotion

Tem ainda Lúmen, um curta de 2007, produzido todo em stopmotion. A direção é de Wilian Salvador, de Belo Horizonte.

Primeiro movimento tem versão musical feita pelo consagrado Antonio Nóbrega

Quem for prestigiar a noite vai poder ver histórias sobre vampiro, um pianista cego, uma jovem devota que nunca mostrou o rosto, uma vovó que persegue um ladrão com sua equipada cadeira de rodas e um delicado encontro amoroso encenado como um balé circense que tem trilha musical da versão para rabeca e flauta do concerto duplo de Johann Sebastian Bach, por Antônio Nóbrega.

Programação completa CINECLUBE CANOA

DIA: 12 de abril ( TERÇA)
HORA: 18:30h
Local: Espaço Arte & Fato ( Ao Lado da Casa Ivete Ibiapina)

1. Leonel Pé-de-vento (2006 – SP/Brasil – 15’) Dir. Jair Giocomini
2. Lúmen (2007 – MG/Brasil – 4’) Dir. Wilian Salvador
3. Relacionamentos (2003 – RJ/Brasil – 5’ Dir. Gordeeff
4. A
noite do vampiro (2006 – SP/Brasil – 6’,05”) Dir. Ale Carmargo
5. Os olhos do pianista (2005 – RS/Brasil – 5’) Dir. Frederico Pinto
6. Devoção (2006 – CE/Brasil – 11’) Dir. Rafael Ferreira

7. Roubada (2000 – RJ/Brasil – 3’,40”) Dir. Muricio Vidal,Renan de Morais e Sergio Yamasaki
8. Primeiro movimento (2006 – SP/Brasil – 6’,10”) Dir. Érica Valle

Mais informações:
(92) 8238-0302 ou 9200-3680

Sócios recebem primeiras carteirinhas da ACVA



Darlan Guedes e exibe sua mais nova aquisição

Durante o evento de estréia do Cineclube CANOA, alguns sócios receberam suas carteirinhas da Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas. O documento, válido por um ano, é a prova de que o membro é sócio e está quite com a anuidade. Em breve, o associado poderá apresentar a carteirinha e aproveitar uma série de benefícios.

Elson Vasques - Tesoureiro ACVA

Os demais associados que queiram emitir suas carteiras, entrar em contato com a Secretaria Executiva.

Cineclube CANOA estréia com homenagem ao professor Narciso Lobo






No último dia 29 de março, terça-feira, às 18:30h, no Espaço Arte & Fato, estreou o CINECLUBE CANOA. O evento foi aberto pela Secretária Geral da ACVA, Michelle Moraes, que destacou a importância desse momento como parte do processo de transformação da ACVA. "Queremos que o cineclube seja uma ferramenta a mais nesse processo de fortalecimento do movimento em prol do Audiovisual. Logicamente queremos promover o entretenimento, mas, principalmente, promover um ambiente de estudos, convivência, de aproximação não só entre os associados, mas, de todos que gostam de cinema e do Audiovisual".



Estiveram presentes colegas do Coletivo Difusão, além de sócios fundadores da ACVA. A professora Selda Valle prestigiou a estréia e recebeu uma homenagem em memória do falecido professor Narciso Lobo.



O Cineclube CANOA passar a funcionar todas as TERÇAS-FEIRAS, às 18:30h, no Espaço Cultural Arte & Fato.



ACVA - RUA: JOSÉ CLEMENTE, 500 - EDIFICIO RÁDIO RIO MAR - 3º ANDAR - CENTRO. MANAUS - AM. CEP.: 69010-070
Site: www.acvaeabdam.org /Blog: acvaeabdam.blogspot.com / Email: acva.am@gmail.com