quinta-feira, 29 de abril de 2010

EDITAL MICROPROJETOS MAIS CULTURA NA AMAZÔNIA LEGAL

O Ministério da Cultura lançou o Edital para Apoio a Microprojetos através do Programa Mais Cultura. A novidade é que ele é específico para AMAZÔNIA LEGAL. Serão selecionados projetos para diversas áreas: Artes visuais, Artes Cênicas, Música (gravação de cd, dvd, inclusive para aquisição de equipamentos musicais...etc), Literatura, Audiovisual, dentre outros.

No dia 28 de abril, o técnico do MinC, Sr. Pedro Domingues, esteve em Manaus para realizar uma oficina para Multiplicadores do Edital de Apoio a Micro-Projetos na Amazônia Legal. No encontro, Pedro esclareceu várias dúvidas com relação ao Edital.

Cada projeto pode receber até 35 salários mínimos, aproximadamente 17.000,00 ( dezessete mil reais). No total, estão disponíveis cerca de 13 milhões de reais para atender às propostas.

Os Projetos deverão ter como beneficiários principais, jovens de 17 a 29 anos residentes em regiões e municipios da Amazônia Legal.

Os projetos deverão ser inscritos por pessoas com idade igual ou acima de 18 anos completos.

Confira mais informações:

http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/12/edital-microprojetos-mais-cultura-na-amazonia-legal/

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fluxus – Festival Internacional de Cinema na Internet – terá 40 filmes produzidos em 14 países


Com patrocínio da Petrobras, a sétima edição do festival será realizado entre os dias 23 de abril a 20 de junho, tanto no ambiente virtual – www.fluxusonline.com – quanto no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, onde será instalada a Galeria Fluxus.

O Fluxus é um espaço dedicado à arte do audiovisual e usa como critério para a seleção de seus filmes a experimentação, originalidade e inventividade. O evento conta com a participação de filmes de 3 a 20 minutos de duração, de qualquer gênero e realizados em todos os formatos.
Pela primeira vez, o Festival contará com uma exposição chamada Fluxus OFFline. A Galeria Fluxus, que ocupará o espaço de exposição do MIS, trará a possibilidade de um ambiente de exibição coletivo, um reduto cinematográfico composto de 12 telas que vai proporcionar ao espectador visões simultâneas de todos os filmes do festival. Com exclusividade na Galeria, haverá um espaço dedicado a uma retrospectiva que exibirá 14 filmes de edições anteriores do festival. Foram convidados artistas importantes, como Seoungho Cho, Anney Bonney, Anouk de Clercq, Cao Guimarães, entre outros.

No site do Fluxus 2010, o público, além de assistir, poderá fazer sua lista de filmes preferidos, compartilhar, comentar e escolher o melhor filme do festival. O site entra no ar em 22 de abril.

Com curadoria de Francesca Azzi, Eduardo Garretto e Daniella Azzi, o Fluxus 2010 é uma realização da Zeta Filmes e correalização do MIS, patrocínio da Petrobras por meio da Lei de incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.

Programa Petrobras Cultural (PPC)

O Festival Fluxus 2010 é um dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Cultural (PPC). O PPC possui três linhas de atuação: “Produção e Difusão”, “Preservação e Memória” e “Formação e Educação para as Artes” e contempla projetos por meio de seleções públicas e escolha direta. Na edição 2008/2009, o programa destinou R$ 50,7 milhões para escolha de projetos, por meio das seleções públicas, nas áreas de Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura e Cultura Digital. Foram selecionados 170 projetos de todas as regiões do país. O PPC está em sua quinta edição e é considerado o maior programa de patrocínio cultural do Brasil. Lançado em 2003, por meio de processos transparentes e amplamente divulgados, o programa já contemplou mais de mil projetos via seleções públicas.

Newton Cannito vai assumir a Secretaria do Audiovisual do Minc

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/20/novo-secretario-3/

Anunciado o nome de quem vai substituir Silvio Da-Rin. O cineasta e roteirista Newton Cannito assumirá, no próximo mês de maio, o cargo de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Suas principais missões serão debater com a sociedade a criação do canal da Cultura na TV Digital e a implementação, em parceria com artistas e produtores, do Fundo Setorial de Incentivo à Inovação do Audiovisual, além de dar continuidade aos bem sucedidos editais e programas da SAv/MinC.

"Nos últimos anos, o audiovisual brasileiro cresceu muito e chegou a um novo patamar. Vamos dar continuidade às inovadoras políticas da secretaria e planejar, em diálogo com as entidades, um novo salto", afirma Cannito.
"Temos ainda o desafio de pensar políticas de produção de conteúdo para a convergência digital, promovendo o diálogo do cinema e da televisão com outras mídias."

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP), Cannito trabalhou como roteirista na TV, com a série 9mm, e no cinema, com Quanto vale ou é por quilo?. Atualmente, é diretor da Associação Paulista de Cineastas e membro do conselho da Associação de Roteiras, além de autor do livro A Televisão na era digital.


* Publicado por danielmerli
* Categoria(s): Notícias do MinC, O dia-a-dia da Cultura
* Tags: Audiovisual, SAv/MinC

sábado, 17 de abril de 2010

Primeira Assembléia da ACVA está prevista para início de maio


Caros associados e demais interessados,

A primeira assembléia da Associação de Cinema e Video do Amazonas - ACVA/ABD-AM está prevista para acontecer no início do próximo mês de maio. Acompanhe o blog para saber mais informações.

Na pauta inicial sugerida pela Secretaria Executiva já constam os seguintes assuntos. Dê uma lida e contribua com outras questões a serem abordadas.

1. ATUAL SITUAÇÃO FISCAL
As dividas passadas, Saneamento de dividas e ACVA legal.

2.ELEIÇÃO DAS FUNÇÕES EM ABERTO
Tesoureiro(a), Conselho Fiscal e Suplente

3.EVENTOS APOIADOS PELA ACVA

MOSTRA CINEMA LAÉM DA IMAGFEM
para Cegos e Surso em todo o Brasdil.

MOSTRA RÁDIO CINEMA
Para cegos radioouvintes em todo o Brasil.

UM AMAZONAS 2010

CURTA 4 ponto 6

CINEMA 100% AMAZONENSE É 10.10.10

4.INSCRIÇÃO DOS NOVOS ASSOCIADOS

Explicação dos procedimentos e valor das mensalidades.

5. GANHOS PARA OS ASSOCIADOS

  • Meia entrada nos cinemas locais
  • Participação em Oficinas do Festival Internacional e Núcleo Digital.

6. FUTURAS CONQUISTAS

  • Reunião de acervo audiovisual com obras produzidas por realizadores amazonenses para consulta dos associados;
  • Reunião de acervo bibliográfico sobre assuntos relativos a cinema e outras questões relevantes para produção audiovisual;
  • Convenios com outras instituições para realização de cursos na área do audiovisual;
  • Apresentação de sugestões e acompanhamento junto ao poder público na melhoria com relação aos incentivos destinados ao segmento.

Deixe registradas suas sugestões no campo destinado aos comentários ou envie um email para acva.am@gmail.com

Amazon Sat abre espaço para exibição de curtas produzidos na Amazônia

O Canal Amazon sat está abrindo um espaço na sua grade de programação para a exibição de curtas produzidos por cineastas da/na Amazônia. O Programa se chama Cine Amazon sat e será semanal.
O produtor executivo do programa, Anderson Mendes, convida os cineastas interessados em ter suas produções exibidas no canal para a reunião que vai acontecer, na próxima segunda-feira, 19.04, na sede do Amazon sat para maiores detalhes.

Reunião sobre Cine Amazon sat
segunda: 19/04/2010
14:00h
Sede Amazon sat
Av. André Araújo n.1555 Aleixo
Manaus - Am

Informações: (92) 9129-3188 ( Anderson Mendes)

Obs. Quem não puder comparecer, não se preocupe. Iremos postar informações sobre o que foi discutido e decidido na reunião.

Michelle Moraes
Secretaria de Comunicação ACVA/ABD-AM
Email: m3michelle@hotmail.com
Cel. 92 9200-3680

Mostra de Cinema Infantil de Floripa - Inscrições até dia 23 de abril‏

A 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis amplia a premiação dos filmes vencedores com uma parceria fechada esta semana com a TV Brasil. Serão quatro prêmios de aquisição no valor de R$ 5.000,00 cada um para Melhor Ficção e Melhor Animação, que serão escolhidos por um júri formado por profissionais de cinema e de educação, Melhor Filme Júri Popular, com votação do público, e Prêmio Especial, que será indicado por um júri formado por crianças.

Até a edição de 2009, a Mostra oferecia um prêmio simbólico de 1.000,00 e agora multiplica os valores para atrair mais realizadores para o audiovisual infantil. Em virtude da inclusão de quatro categorias e de uma maior premiação em dinheiro, as inscrições foram prorrogadas para até o dia 23 de abril. De todo modo já há um aumento de inscritos. Em 2009 foram 116 títulos e na edição de 2010 já são 122.

Para Luiza Lins, diretora do festival, o crescimento da procura pela mostra competitiva é sintomático. “A produção cinematográfica voltada para as crianças tem crescido nos últimos anos e a ampliação do prêmio é um reconhecimento deste processo”, diz Luiza. Para Paulo Rufino, diretor geral da TV Brasil, esta parceria proporciona uma maior diversidade cultural na tela da TV, uma vez que a Mostra de Florianópolis recebe filmes de todo o Brasil.

“A TV Brasil, uma TV Pública, tem compromissos com a formação e conservação de valores humanos e cidadãos em nossa sociedade e, assim, exibe seis horas diárias de programação infantil diferenciada. Esta premiação, portanto, é um complemento natural àquilo que já fazemos, e que é uma de nossas ‘marcas’”, destaca Rufino.

CONTATO

Luiza Lins
Diretora da Mostra

www.mostradecinemainfantil.com.br

(48) 3232-5996, 9980-6908

Fifo Lima
Assessoria de Imprensa
(48) 4141-2116, 9146-0251

CURTA AMAZÔNIA recebe inscrições até 24 de abril

AM, BA, ES, GO, MA, MG, PE, PR, RJ, RO, RS, SC, SP,* esses já são alguns dos estados brasileiros que já constam filmes inscritos no 1º Festival de Cinema Curta Amazônia, que encerram as inscrições no dia *24 de abril*.

Atenção realizadores desse imenso Brasil, ainda há tempo para inscrever seu filme e não ficar fora do mais novo empreendimento cultural de Rondônia, com data prevista de realização do Festival de 25 à 29 de maio de 2010.

Confira mais informações no site oficial do Festival *www.curtamazonia.com**.

E o resultado da seleção está prevista para divulgação até o dia 10 de maio.

A Organização do Festival informa ainda que valerá para a Competição a data final prevista no regulamento, *24 de abril*. Podem ser inscritos filmes com produção de 1º de janeiro de 2004, e não esqueçam de preencher e assinar a ficha de inscrição e dar uma conferida no regulamento que se encontra no site oficial.

É o Festival de Cinema Curta Amazônia promovendo o Cinema Brasileiro através de exibições de obras cinematográficas feitas por brasileiros para brasileiros, no sentido de contribuir também para o fortalecimento do audiovisual aqui da Região Norte.

Apoio Cultural: Eletrosul/Gov. Federal, CTAV/SAV/MINC, ABD/RO e ABD Nacional, Iphan/RO, Fecomércio/RO, Imprensa regional e nacional.*


Informações: www.curtamazonia.com

*FONTE: Assessoria do evento*

Resumo de atividades da ACVA até 17 de abril de 2010

Caros associados,

Segue abaixo, um breve relatório de fatos ocorridos e atividades realizadas, no período de Jan-Abril 2010, para conhecimento e acompanhamento dos interessados.

Janeiro

• Eleição e posse dos novos membros da Secretaria Executiva e do Conselho Fiscal da ASSOCIAÇÃO DE CINEMA E VÍDEO DO AMAZONAS para o biênio 2010/2011, aclamada em Assembléia Geral Ordinária ocorrida na Casa de Cinema, na data de 08 de janeiro de 2010;
• Encaminhado os contatos da nova administração da ACVA para a diretoria da ABD- Nacional e do CBC;
• Digitalização de documentos, estatuto, etc (em breve, à disposição dos interessados para download).

Fevereiro

• Afastamento, no dia 23 de fevereiro, da associada Saleyna Borges do cargo de Tesoureira, a pedido da mesma, via email, por motivos pessoais;
• Afastamento, no dia 23 de fevereiro, da associada Eliana Andrade do cargo de suplente, a pedido da mesma, via email, por motivos pessoais;

Março
• Levantamento e pagamento dos débitos da ACVA, dentre alvarás atrasados e multas, desde 2006 (Valor aproximado: 3 mil reais);
• Reunião com Secretaria de Estado de Cultura – SEC, com a Chefe de Gabinete, Mimosa, e a Coordenadora de Marketing, Beth, onde foi apresentada uma carta de intenções da ACVA. A reunião foi positiva, acenando para parcerias ainda neste ano ;
• Encaminhamento à SEC dos documentos sobre o pedido de cessão da sala para que se mantenha a sede da ACVA, no Edifício Rio Mar.

Abril

• Acompanhamento sobre os preparativos do Fórum do Audiovisual da Amazônia Legal;
• Acompanhamento das discussões no Fórum Virtual Diretorias- ABD;
• Ingresso no Fórum Virtual das Abd´s do Norte, estreitando os laços com os realizadores dos estados dessa região;
• Acompanhamento do processo para solucionar o furto dos equipamentos do Cinema Mais Cultura, ocorrido nas dependências da ManausCult.

Secretaria de Comunicação da ACVA/ABD-AM